Com o aumento das temperaturas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina alerta para a alta no número de ocorrências envolvendo animais peçonhentos, como cobras, escorpiões, aranhas e lacraias. Entre 1º de janeiro e 19 de fevereiro deste ano, foram registradas 203 chamadas para captura desses animais, um aumento de 54,5% em relação ao inverno de 2024.
Enquanto lê a notícia, clique aqui para ouvir a Radio Delta Floripa, a emissora que só toca música boa.
Além disso, os casos de assistência pré-hospitalar por ataques subiram de 11 para 17 no mesmo período. Entre os atendimentos recentes, um turista argentino foi picado por uma jararaca em uma trilha na Barra da Lagoa, em Florianópolis, e precisou ser resgatado de helicóptero. Em Gaspar, três cobras corais-verdadeiras foram encontrados dentro de uma residência.
Especialistas apontam que a busca por alimento, devido à maior proliferação de roedores e insetos no verão, contribui para o aumento da presença desses animais em áreas urbanas e rurais. O Corpo de Bombeiros recomenda medidas preventivas, como uso de botas ao caminhar por áreas de mata, limpeza de quintais e atenção ao manuseio de entulhos.
Em caso de picada, a orientação é lavar o local com água e sabão, evitar movimentação, não aplicar substâncias na ferida e acionar o socorro pelo 193 ou 192. Fotografar o animal pode ajudar na identificação para o tratamento adequado.
Com informações do CBMSC

Clique aqui e faça parte do grupo de notícias do WhatsApp da Radio Delta Floripa