Dando início aos trabalhos legislativos do ano e diante da total ausência de projetos ou proposições que de fato atendam às necessidades mais urgentes da população, a Câmara Municipal de Biguaçu decidiu fazer história. Com unanimidade absoluta e sem qualquer discussão, os vereadores aprovaram uma Moção de Aplauso ao site de humor “Biguaçu Mil Grau”, um verdadeiro bastião do entretenimento local que, segundo a autodefinição do seu criador, é um espaço dedicado a "entretenimento, humor, tretas, notícias, divulgações, mentiras e verdades, com erros de português propositais para ficar mais engraçado".
Enquanto lê a notícia, clique aqui para ouvir a Radio Delta Floripa, a emissora que só toca música boa.
Por: Luiz Lunardelli
Até o momento, a página já acumula mais de 22 mil seguidores, um número que aparentemente impressionou os nobres edis mais do que qualquer outra instituição ou causa social do município.
A honraria, que poderia ser concedida a qualquer uma das centenas de pessoas e instituições filantrópicas que atuam diuturnamente em prol de causas mais nobres, teve como grande diferencial o fato de reconhecer uma iniciativa que, de fato, diverte e alegra o povo. Afinal, não se pode esperar que uma Câmara tão ocupada, com assuntos tão relevantes em pauta (ou não), tenha tempo para algo mais profundo.
Mas sejamos justos: ao aprovar a Moção de Aplauso, a Câmara também envia um recado importante. Trata-se de uma demonstração inequívoca de respeito à liberdade de imprensa e à opinião alheia, mesmo quando essas opiniões são contrárias aos interesses da classe política. Afinal, a página “Biguaçu Mil Grau” tem feito um trabalho notável ao divulgar situações, com muito humor, que, em outras circunstâncias, passariam despercebidas.
Entre os posts mais comentados do site nesta semana, apenas por exemplo, destaca-se a informação de que os moradores de Biguaçu precisarão pagar novamente a taxa de lixo devido a um "descuido jurídico" da prefeitura. Tal notícia gerou 27 comentários, todos com considerações nada republicanas (impublicáveis) contra o Executivo e o Legislativo municipal. Outro post, menos polêmico, mostra o chamado "Homem-Aranha de Biguaçu" tomando banho de mar na Beira-Mar Norte, provando que a criatividade local não conhece limites.
Para aqueles que fazem jornalismo sério, mesmo que de vez em quando lançando necessárias críticas construtivas, só resta cumprimentar a Câmara pela iniciativa. Em tempos de censura disfarçada e perseguições veladas, a decisão de enaltecer um canal que escancara, com humor e ironia, a triste realidade local é, no mínimo, inusitada. Se a Moção de Aplauso não servir para resolver os problemas de Biguaçu, pelo menos garantirá boas risadas aos seus munícipes. O que, convenhamos, já é mais do que a maioria das decisões tomadas em clima de picadeiro.
Clique aqui e faça parte do grupo de notícias do WhatsApp da Radio Delta Floripa

Site de Humor é homenageado, merecidamente, pela Câmara de Biguaçu com Menção de Aplausos